A INTERAÇÃO DA METODOLOGIA ÁGIL COM O DESIGN THINKING NO ENSINO DA ENGENHARIAResumo Este artigo visa caracterizar a interação da metodologia ágil, o Scrum, com o ensino da engenharia. Utilizando-se também o Design Thinking para concepção de ideias. O próprio artigo pode ser considerado como um exemplo de uma experiência empírica com esses métodos. Para isso, foram realizadas algumas reuniões do Scrum objetivando definir o "O quê?" e "Como?" no planejamento para escrever esta obra, bem como utilizando-se de revisões bibliográficas. Em virtude disso, foi verificada como a aderência dessas metodologias inovadoras na realidade de uma transformação acadêmica de um aluno podem impactar e ser um diferencial na concepção de ideias e gerenciamento de projetos de engenharia quaisquer. |
Código | 2727 |
Evento | COBENGE19 |
---|---|
Área | 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem |
Autores | Hugo Carneiro Correia Oliveira,Wilson Sotero Dália da Silva,ARQUIMEDES JOSE FERREIRA DE FRANCA |
Palavras-chaves | Ensino. Metodologia Ágil. Scrum. Design Thinking. |
Arquivo | COBENGE19_00090_00002727.pdf |