ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A INTERAÇÃO DA METODOLOGIA ÁGIL COM O DESIGN THINKING NO ENSINO DA ENGENHARIA


Resumo
Este artigo visa caracterizar a interação da metodologia ágil, o Scrum, com o ensino da engenharia. Utilizando-se também o Design Thinking para concepção de ideias. O próprio artigo pode ser considerado como um exemplo de uma experiência empírica com esses métodos. Para isso, foram realizadas algumas reuniões do Scrum objetivando definir o "O quê?" e "Como?" no planejamento para escrever esta obra, bem como utilizando-se de revisões bibliográficas. Em virtude disso, foi verificada como a aderência dessas metodologias inovadoras na realidade de uma transformação acadêmica de um aluno podem impactar e ser um diferencial na concepção de ideias e gerenciamento de projetos de engenharia quaisquer.
Código 2727
Evento COBENGE19
Área 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
Subárea 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Autores Hugo Carneiro Correia Oliveira,Wilson Sotero Dália da Silva,ARQUIMEDES JOSE FERREIRA DE FRANCA
Palavras-chaves Ensino. Metodologia Ágil. Scrum. Design Thinking.
Arquivo COBENGE19_00090_00002727.pdf
Voltar