ANÁLISE FENOMENOLÓGICA - DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO A DISTÂNCIAResumo Com o desenvolvimento tecnológico as novas ferramentas de comunicação que aparecem podem ser utilizadas de forma a contribuir com o desenvolvimento da formação do profissional. Em geral essas mudanças operam gradualmente. No entanto com o surgimento do corona-vírus houve uma aceleração acentuada dessas transformações. Assim o aprendizado através do Ensino à Distância (EaD), que é frequentemente estimulado transformou-se numa necessidade. Mesmo com essa necessidade ainda existe alguma resistência a essa forma de ensino. Dessa forma o objetivo desse trabalho é analisar sob o aspecto fenomenológico, ou seja, através de um estudo de caso, os efeitos dessa mudança acelerada. Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários junto aos alunos da pós-graduação. Ainda, foram analisadas as mensagens eletrônicas encaminhadas. Como resultado pode-se observar que dentre apesar das resistências significativas houve uma aceitação onde a justificativa é aproveitar uma situação forçada para aprimorar o conhecimento. |
Código | 2811 |
Evento | COBENGE20 |
---|---|
Área | 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia |
Subárea | 06.1. Formação mediada por tecnologia |
Autores | Adalberto Matoski,Janete Erika Fuiihara |
Palavras-chaves | Ensino à Distância. estudantes. Comunicação |
Arquivo | COBENGE20_00144_00002811.pdf |