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A EMPRESA JÚNIOR COMO INCENTIVO À FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM ENGENHARIA: ESTUDO DE CASO NA I9 ENGENHARIA JÚNIOR


Resumo
Diante da importância das Empresas Juniores (EJs) no contexto de superação dos desafios voltados à qualificação e formação de competência para graduandos das Instituições de Ensino Superior (IES), este estudo tem como objetivo analisar a atuação da EJ no cenário de incentivo à formação complementar em engenharia. Para tanto, foi construído um questionário e aplicado a treze (13) pós-juniores da I9 Engenharia Jr., da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Como resultados, foi identificado que 69% dos respondentes já se encontram ativos no mercado de trabalho e fazem uso, no dia a dia do exercício profissional, de ferramentas que tiveram contato durante a atuação como empresários juniores. Assim como, 88,9% deles compreendem a experiência vivida na EJ como diferencial para a atuação no mercado e, ainda, a responsabiliza pela vivência de aspectos insuficientes nos projetos político-pedagógico (PPPs) dos cursos associados. Logo, a EJ constitui um importante espaço na academia para o fomento de aspectos essenciais na formação do profissional em engenharia.
Código 2831
Evento COBENGE20
Área 11. Programas Especiais
Subárea 11.2. Empresas Júniores 
Autores Lucas Gomes Miranda Bispo,Lucas Araújo dos Santos,Rayanne Karlla Santos da Silva,Gabriel Souza Cavalcante
Palavras-chaves Ensino superior. Formação em engenharia. EJ.
Arquivo COBENGE20_00165_00002831.pdf
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