A EMPRESA JÚNIOR COMO INCENTIVO À FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM ENGENHARIA: ESTUDO DE CASO NA I9 ENGENHARIA JÚNIORResumo Diante da importância das Empresas Juniores (EJs) no contexto de superação dos desafios voltados à qualificação e formação de competência para graduandos das Instituições de Ensino Superior (IES), este estudo tem como objetivo analisar a atuação da EJ no cenário de incentivo à formação complementar em engenharia. Para tanto, foi construído um questionário e aplicado a treze (13) pós-juniores da I9 Engenharia Jr., da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Como resultados, foi identificado que 69% dos respondentes já se encontram ativos no mercado de trabalho e fazem uso, no dia a dia do exercício profissional, de ferramentas que tiveram contato durante a atuação como empresários juniores. Assim como, 88,9% deles compreendem a experiência vivida na EJ como diferencial para a atuação no mercado e, ainda, a responsabiliza pela vivência de aspectos insuficientes nos projetos político-pedagógico (PPPs) dos cursos associados. Logo, a EJ constitui um importante espaço na academia para o fomento de aspectos essenciais na formação do profissional em engenharia. |
Código | 2831 |
Evento | COBENGE20 |
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Área | 11. Programas Especiais |
Subárea | 11.2. Empresas Júniores |
Autores | Lucas Gomes Miranda Bispo,Lucas Araújo dos Santos,Rayanne Karlla Santos da Silva,Gabriel Souza Cavalcante |
Palavras-chaves | Ensino superior. Formação em engenharia. EJ. |
Arquivo | COBENGE20_00165_00002831.pdf |