A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃOResumo As metodologias ativas colocam o discente no centro do processo de aprendizagem, estimulando a criatividade e a autonomia, entre outras competências. Esta pesquisa avalia a percepção discente acerca da utilização da aprendizagem baseada em projetos na disciplina de Fundamentos de Engenharia de Produção em três dimensões: competências desenvolvidas, desafios e dificuldades e ambiente de aprendizagem, comparando os resultados obtidos com o que é preconizado na literatura. Foi utilizado um questionário baseado na escala Likert para a coleta dos dados. Os resultados revelaram que os discentes perceberam que a ABP proporciona um ambiente de aprendizagem criativo, dinâmico e contextualizado, além de aprimorar o pensamento crítico, a desenvoltura em trabalhos em grupo e a autonomia. O principal desafio identificado é a carga de trabalho potencialmente excessiva. |
Código | 2864 |
Evento | COBENGE20 |
---|---|
Área | 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem |
Autores | Breno Barros Telles do Carmo,Renata Lopes Jaguaribe Pontes,Macilene Maria Monteiro Maia |
Palavras-chaves | Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP); Percepção discente; Metodologias ativas; Educação em engenharia. |
Arquivo | COBENGE20_00141_00002864.pdf |