ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO


Resumo
As metodologias ativas colocam o discente no centro do processo de aprendizagem, estimulando a criatividade e a autonomia, entre outras competências. Esta pesquisa avalia a percepção discente acerca da utilização da aprendizagem baseada em projetos na disciplina de Fundamentos de Engenharia de Produção em três dimensões: competências desenvolvidas, desafios e dificuldades e ambiente de aprendizagem, comparando os resultados obtidos com o que é preconizado na literatura. Foi utilizado um questionário baseado na escala Likert para a coleta dos dados. Os resultados revelaram que os discentes perceberam que a ABP proporciona um ambiente de aprendizagem criativo, dinâmico e contextualizado, além de aprimorar o pensamento crítico, a desenvoltura em trabalhos em grupo e a autonomia. O principal desafio identificado é a carga de trabalho potencialmente excessiva.
Código 2864
Evento COBENGE20
Área 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
Subárea 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 
Autores Breno Barros Telles do Carmo,Renata Lopes Jaguaribe Pontes,Macilene Maria Monteiro Maia
Palavras-chaves Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP); Percepção discente; Metodologias ativas; Educação em engenharia.
Arquivo COBENGE20_00141_00002864.pdf
Voltar