APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIALResumo Tendo em vista os desafios apresentados atualmente pelo mercado de trabalho, que busca profissionais com uma formação mais prática com habilidades e competências para lidar com situações que exijam a tomada de decisão, este artigo apresenta os resultados da aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) para complementar conteúdos de disciplinas dos cursos de Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul. O problema proposto foi o desenvolvimento de um protótipo de uma residência unifamiliar considerando a instalação de um sistema de automação residencial. O projeto foi realizado em duas etapas de forma concomitante, sendo o projeto elétrico do sistema de automação residencial e o projeto de modelagem para a construção do protótipo. Com o uso da PBL foi possível perceber o desenvolvimento de várias habilidades no período de execução do projeto, tais como: comunicação, trabalho em equipe, criatividade, autoconfiança e autoconhecimento, além de contribuir para uma aprendizagem mais efetiva dos conteúdos relacionados. |
Código | 2958 |
Evento | COBENGE20 |
---|---|
Área | 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem |
Autores | Celso Becker Tischer,Sabine Ritter De Paris,Matheus Dottes Binttencourt,Ana Alice Timm Goretti,Matheus Cargnelutti de Souza |
Palavras-chaves | Metodologia Ativa. Aprendizagem Baseada em Problemas. Automação residencial. Protótipo. |
Arquivo | COBENGE20_00141_00002958.pdf |