APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DA MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO NO CONTEXTO DO ISOLAMENTO SOCIALResumo O presente artigo teve como objetivo analisar a dinâmica de funcionamento de grupos de estudos de projetos de instalações utilizando-se de ferramentas BIM sob a ótica da aprendizagem cooperativa. Devido ao isolamento social causado pelo Covid-19, houve a necessidade de realizar as atividades a distância por meio de plataformas digitais, havendo assim uma mudança nos meios de interação do grupo. Com auxílio de embasamento teórico sobre a aprendizagem cooperativa e ferramentas digitais a análise do desenvolvimento dos grupos sucedeu-se por meio de resultados e percepções individuais quanto ao aprendizado possibilitado pelo grupo e à metodologia utilizada no desenvolvimento do mesmo. Dessa forma, foi possível observar características inerentes a aprendizagem cooperativa tais como responsabilidade individual e heterogeneidade. Entretanto, alguns atributos não foram contemplados, tais como o desenvolvimento de habilidades interpessoais e interdependência positiva. Com isso, mudanças na formação e no funcionamento do grupo são sugeridas a fim de melhorá-lo. |
Código | 2979 |
Evento | COBENGE20 |
---|---|
Área | 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia |
Subárea | 06.1. Formação mediada por tecnologia |
Autores | CELY MARTINS SANTOS DE ALENCAR,CAMILY VASCONCELOS BARBOSA,Ricardo Albuquerque de Sousa,João Hudson Oliveira Nunes |
Palavras-chaves | Aprendizagem cooperativa. Grupo de estudos. Ensino a distância. BIM. |
Arquivo | COBENGE20_00144_00002979.pdf |