APLICAÇÃO DO TEAM BASED LEARNING NAS AULAS DE LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NUM CURSO DE ENGENHARIAResumo O ensino tradicional, com foco no professor, perdeu força nos últimos anos por conta da dificuldade de aprendizagem e crescente desmotivação dos alunos. Com isso, as metodologias de aprendizagem ativa ganharam destaque, uma vez que o aluno passa a ser o protagonista do processo e passa a controlar seu ritmo de aprendizado. Dentro deste cenário existem diversas ferramentas, entre elas: PBL (Problem/Project Based Learning), Aula Invertida, Aprendizagem por Pares, etc. O objetivo deste trabalho é utilizar a ferramenta Team Based Learning (TBL), ou Aprendizagem por Equipes, nas aulas de laboratório da disciplina de Materiais de Construção Civil da Escola de Engenharia Mauá. A motivação foi o crescente desinteresse dos alunos ao longo dos últimos anos nas aulas tradicionais de laboratório. Para a atividade, os alunos se dividiram em equipes e cada uma ficou responsável por um dos experimentos de um bimestre letivo. O material prévio para a preparação das equipes foi disponibilizado na plataforma moodlerooms e os alunos tinham o suporte do técnico para a preparação prévia do experimento que realizariam com o restante da turma no dia da sua apresentação. Ao final do processo, notou-se o engajamento das equipes e uma maior participação da turma durante as aulas, além da percepção positiva dos estudantes sobre o processo. |
Código | 3041 |
Evento | COBENGE20 |
---|---|
Área | 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 05.1. Estratégias pedagógicas |
Autores | Octavio Mattasoglio Neto,Heloísa Cristina Fernandes Cordon |
Palavras-chaves | Aprendizagem ativa. Team Based Learning (TBL). Aprendizagem por equipe. Laboratório didático. Materiais de Construção Civil. |
Arquivo | COBENGE20_00140_00003041.pdf |