ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ABORDAGEM CDIO PARA ESCOLAS DE ENGENHARIA


Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a abordagem CDIO para o ensino de engenharia e o atual estágio das Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais que são membros da Iniciativa CDIO. Devido à constante mudança na prática da engenharia, especialistas apontam que esta área caminha para um novo conceito de solução de problemas, impulsionado pela aceleração das mudanças dos novos tempos e do impacto direto da tecnologia da informática. Desta forma, a formação dos futuros engenheiros vem recebendo atenção especial para se adaptar aos novos tempos. Em 2019, o Ministério da Educação do Brasil elaborou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação em engenharia, com o objetivos de proporcionar ao mercado profissionais melhores e mais preparados para as novas demandas de engenharia. Neste contexto, a abordagem CDIO auxilia na montagem de um projeto pedagógico de curso que esteja alinhado com as novas necessidades da engenharia. Atualmente há seis IESs brasileiras que são membros da Iniciativa CDIO.
Código 3081
Evento COBENGE20
Área 04. Projeto e Gestão de Cursos
Subárea 04.3. Projeto Pedagógico de curso 
Autores Andre Luiz Tenorio Rezende,RICARDO TEIXEIRA DA COSTA NETO
Palavras-chaves Abordagem CDIO, projeto pedagógico e formação de engenheiros
Arquivo COBENGE20_00138_00003081.pdf
Voltar