ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

AMBIENTES DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA O ENSINO DE ENGENHARIA: PROPOSTA DE MAPA CONCEITUAL


Resumo
Estamos numa intensa fase de desenvolvimento de ideias criativas com ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que projetam novos Ambientes de ensino/aprendizagem. Com a pandemia do COVID19, a Educação à Distância (EAD) passou a ser a solução diante da necessidade do afastamento social e muitas Instituições de Ensino Superior (IES) passaram a usar meios diversos, em todo mundo. Assim, este artigo, apresenta parte dos estudos para uma tese de doutorado, que avaliou as funcionalidades que devem possuir as ferramentas presentes nos Ambientes de Educação à Distância para suportar o ensino/aprendizagem, inclusive, de projeto de Engenharia, Arquitetura e Construção Civil. Para tanto teve como problema de pesquisa: Os Ambientes de Educação à distância apresentam ferramentas com funcionalidades capazes de suportar as ações de projeto colaborativo na área de Engenharia, Arquitetura e Construção Civil? Com este estudo chegou-se a um mapa conceitual de um Ambiente de Educação à Distância que apresenta ferramentas com funcionalidades necessárias para o ensino/aprendizagem, inclusive de disciplinas de Engenharia, Arquitetura e Construção Civil. Espera-se contribuir com a melhoria do ensino sobre tudo à distância na área de Engenharia de produção, Arquitetura e Construção Civil.
Código 3086
Evento COBENGE20
Área 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
Subárea 06.1. Formação mediada por tecnologia 
Autores AUTIMIO BATISTA GUIMARAES FILHO,LILA MARTINS GUIMARAES,Fausto Ferreira Costa Guimarães
Palavras-chaves Palavras-chave: Educação à Distância, Ambientes de Educação, mapa conceitual, projeto colaborativo.
Arquivo COBENGE20_00144_00003086.pdf
Voltar