A contribuição da teoria cognitiva de Vygotsky no ensino da gestão de projetos no contexto da engenharia de produçãoResumo Em razão das mudanças políticas e econômicas em âmbito mundial e da alteração dos comportamentos sociais e de aprendizagem, faz-se necessária para acompanhar o atual cenário e as necessidades do mercado de trabalho a adequação dos conteúdos estudados nas universidades. Nesse contexto, identifica-se a responsabilidade dos docentes na escolha de teorias educacionais como ferramentas voltadas aos processos de ensino e aprendizagem, de forma que o aluno domine os significados dos conteúdos ensinados e apresente condições de colocá-los em prática, na resolução de problemas nos diversos campos de atuação profissional. A adequação do ensino às necessidades referidas se apresenta na aplicação de teorias educacionais. O presente trabalho baseia-se na teoria sociointeracionista de Vygotsky como proposta de referencial teórico educacional no ensino da engenharia de produção no Brasil, tendo como projeto piloto a disciplina de Gestão de Projetos. Por meio de uma revisão bibliográfica foi possível identificar o estado da arte da teoria e suas respectivas aplicações no ensino, mostrando um significativo potencial de agregação de valor ao ensino da engenharia como um todo. |
Código | 3109 |
Evento | COBENGE20 |
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Área | 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 05.1. Estratégias pedagógicas |
Autores | Arminda Eugenia Marques Campos,Rubens Alves Dias,Mônica Holanda Santos |
Palavras-chaves | Engenharia de produção, Educação em ensino superior, Gestão de projetos, Teoria cognitiva, Vygotsky. |
Arquivo | COBENGE20_00140_00003109.pdf |