A INFLUÊNCIA DE GRUPOS DE ESTUDOS PARA A APRENDIZAGEM DE BIM - UM ESTUDO DE CASO: O GEBIM-UFJFResumo Building Information Modeling (BIM) tem se apresentado como um novo paradigma para o mercado da construção civil. Buscando apresentar uma nova forma de se pensar o projeto, o BIM viabiliza diversos recursos e ferramentas para melhorar a qualidade do projeto. Com isso, o aprendizado e a implementação do BIM constituem uma necessidade para atender ao novo cenário profissional. As instituições de ensino não têm conseguido corresponder às necessidades de formação na área, principalmente devido à falta de atualização dos currículos para que elas possam acompanhar as inovações. O presente artigo tem como objetivo apresentar como os grupos de estudos podem auxiliar os discentes na aprendizagem de BIM como forma de cobrir as carências na formação de engenheiros e arquitetos. Para realizar esta pesquisa foi aplicado um questionário aos membros do Grupo de Estudos e Práticas em BIM da UFJF (GEBIM-UFJF) visando mapear o nível e a evolução de competências em BIM, tais como projeto, uso de softwares BIM e colaboração. Entre os resultados alcançados, foi possível observar que o trabalho em equipe tem sido eficaz para o aprendizado. Por outro lado, a pesquisa mostrou uma percepção, por parte dos alunos, quanto à falta de atualização dos currículos. |
Código | 3114 |
Evento | COBENGE20 |
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Área | 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem |
Subárea | 05.1. Estratégias pedagógicas |
Autores | Mauricio Leonardo Aguilar Molina,Aldo Ribeiro de Carvalho,David Marcos Souza Rezende,Pedro José de Freitas Lazzarini |
Palavras-chaves | BIM. Ensino. Grade Curricular. Grupos de Estudo. |
Arquivo | COBENGE20_00140_00003114.pdf |