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APRENDIZAGEM ATIVA PARA SISTEMAS EMBARCADOS: UMA ABORDAGEM COM SIMULINK/STATEFLOW


Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um tutorial dos passos bases de desenvolvimento de sistemas embarcados, por meio da plataforma Arduino em conjunto ao software Simulink. Destaca-se ainda o intuito de contribuir para formação de futuros engenheiros, por meio de alternativa à usualmente empregada no ensino da área de microcontroladores. Este tema é baseado nas dificuldades encontradas pelos alunos na elaboração de um raciocínio lógico estruturado para a solução de problemas computacionais, a compreensão de conceitos e a complexidade/sintaxe dos algoritmos, que são frequentemente obstáculos para o aprendizado. Problemas com uso de alternativas a programação convencional (bottom-up) que podem ser suprimidos por lógicas visuais (blocos). Estas representam, por meio de estados e transições, toda a complexa cadeia de funções e estruturas contidas em um algoritmo. Alicerçado a este tópico, o texto apresenta ao leitor os conceitos chave para desenvolvimento de sistemas embarcados com duas ferramentas da MathWorks®: Simulink e Stateflow. Através de uma aprendizagem ativa é exposto um exemplo real, de forma que a partir deste o leitor se torne hábil a desenvolver diversos sistemas embarcados conforme seu interesse. A aplicação do Arduino a todo conceito envolvido conduz o leitor a um aprendizado facilitado por serem ferramentas de fácil uso.
Código 3129
Evento COBENGE20
Área 15. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Subárea 15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral 
Autores Patrick Santos de Oliveira,Gustavo Lobato Campos,Pedro Ivo de Oliveira Tironi
Palavras-chaves Sistemas Embarcados. Simulink. Stateflow. Tutorial. Aprendizagem Ativa
Arquivo COBENGE20_00177_00003129.pdf
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