A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ENGENHARIA: DISCUSSÃO DE OPORTUNIDADES QUE VÃO AO ENCONTRO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAISResumo As Atividades de Extensão Universitária, está na constituição brasileira como um dos pilares da educação superior brasileira, foi instruída a partir Programa de Extensão Universitária pelo Decreto nº 6.495, de 30 de junho de 2008. (BRASIL,2018), tendo sua política regulamentada em 2012 (FORPROEXT,2012). A execução de projetos de extensão na área da Engenharia, quando bem fundamentada e modelada, pode representar uma atividade fundamental para o enriquecimento das habilidades humanísticas e técnicas dos estudantes envolvidos. Além disso, podem promover a aprendizagem significativa defendida pela teoria da aprendizagem de David Ausbel. As interações e influxos inerentes de uma atividade de uma extensão universitária estruturada, com envolvimento ativo dos estudantes junto à comunidade possui grandes chances de promover a autonomia de aprendizado dos estudantes, fazendo despertar a consciência da conexão de conhecimentos. A conexão entre o formalismo técnico científico, confrontados com as características e problemáticas da sociedade promovem o resgate e a construção de subsunçores, elemento relevante para a busca de soluções de Engenharia para solução dos problemas da vida real da sociedade. Além disso, a aproximação entre a academia e a comunidade ao seu redor permite a troca de experiências entre os saberes formais e informais, fomentando a democratização do conhecimento. Neste trabalho, o foco de discussão está relacionado em torno do potencial dos projetos de extensão envolvendo os cursos de engenharia. Nesse contexto, a questão central consiste na proposição de ações de articulação entre os saberes populares, formalismos científico/acadêmico associados às necessidades da sociedade moderna sem ferir as regulamentações que regem tanto a formação quanto a atuação dentro das áreas de competência da engenharia. Algumas iniciativas de Projetos de Extensão podem harmonizar as resoluções e normativas que regulamentam os estudos de Engenharia e a atuação do Engenheiro com vistas às expectativas da autonomia de aprendizado e visão empreendedora dos futuros(as) Engenheiros(as). Assim, neste trabalho, buscamos discutir e dar exemplos de algumas ações que permitam a viabilização de proposições de Projetos de Extensão dentro das competências e conhecimentos de estudantes da Engenharia, aproximando-se das ações da nova onda da cultura Maker, do envolvimento com Museus de Ciência e Tecnologia e do Ecossistema de Empreendedorismo. |
Código | 3147 |
Evento | COBENGE20 |
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Área | 02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia |
Subárea | 02.2. Estudos de caso |
Autores | Andre Luis Sousa Sena |
Palavras-chaves | Projetos de Extensões, Cultura Maker. Empreendedorismo, Startups, Museus. |
Arquivo | COBENGE20_00129_00003147.pdf |