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A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS DO NI MULTISIM LIVE E PSIM PARA A INTRODUÇÃO DE SIMULAÇÕES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA


Resumo
A crescente demanda exigida pelo mercado de trabalho na área da eletrônica de potência leva instituições de ensino a investirem em laboratórios de ponta, que possuem preços bem salgados no mercado. Enveredar esta disciplina pelos caminhos laboratoriais vem sendo uma metodologia utilizada para o ensino e o aprendizado daquela componente curricular, buscando corroborar o binômio teórico-prático. Sendo assim, o presente artigo trata da estratégia pedagógica de levar o ensino da eletrônica de potência a patamares experimentais, baseando-se em softwares de simulação, como PSIM e NI Multisim, que simulam um ambiente laboratorial, proporcionando aos seus usuários simular possíveis situações. As vantagens de simuladores se sobressaem quando enumeradas e comparadas as desvantagens dos mesmos, dentre elas, prevenir eventuais erros que viriam a ocorrer durante as práticas. Dessa forma, os discentes podem analisar o hiato teórico-prático, e conquistar, aos poucos, uma independência e responsabilidade ao modo que as práticas vão sendo realizadas.
Código 3219
Evento COBENGE20
Área 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
Subárea 05.3. Avaliação de ensino e aprendizagem 
Autores Jaianny dos Santos Cabral,Flávio Fernando França Farias,Romana Emanuelle da Silva Galdino,Kleber Paulo da Silva,Hemilly Sara Plácido de Lima,Mário Jorge Guimarães Rocha Neto
Palavras-chaves Eletrônica de potência. Teórico-prático. Softwares. Simulação.
Arquivo COBENGE20_00142_00003219.pdf
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