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ARTIGO

A EXPERIÊNCIA DE PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA EESC/USP


Resumo
Em 2000 a Universidade de São Paulo (USP) começou a valorizar Atividades Acadêmicas Complementares (AACs). Desde então foram instituídas resoluções, tanto no âmbito da USP quanto em âmbito Nacional. Sendo que em 2019 culminou a resolução da USP recomendando a implantação das AACs, bem como as novas diretrizes curriculares para os cursos de Engenharia, do governo Federal. Com essa demanda e percebendo como as AACs podem auxiliar na flexibilização dos currículos, contribuir com a inserção de vivência prática aos estudantes de graduação, desenvolver competências e conferir certa autonomia à sua formação, a Comissão de Graduação (CG) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) criou mecanismos para a implantação das AACs no currículo dos seus cursos de Engenharia. Para tanto, as AACs foram categorizadas em atividades de ensino, pesquisa e extensão e foram atribuídos créditos que serão incorporados ao histórico escolar do estudante, tão logo faça a solicitação de inclusão no sistema destinado à Graduação pela USP. Cada curso identifica quais atividades têm aderência com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o número de créditos permitido. As AACs na EESC aprovadas perfazem entre 120 e 360 horas sendo estabelecido então o procedimento para a inclusão das AACs no currículo dos cursos prevendo a sua implantação a partir de 2021.
Código 3332
Evento COBENGE20
Área 02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia
Subárea 02.1. Implantação ou implementação das novas DCNs nos cursos
Autores Daniel Capaldo Amaral,Vilma A Oliveira,Luciana Montanari
Palavras-chaves Implantação das novas DCNs. Registro de atividades acadêmicas complementares. Atribuição de carga horária. Flexibilização curricular.
Arquivo COBENGE20_00128_00003332.pdf
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