A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA DE ESTUDO E AVALIAÇÃO EM ENGENHARIAResumo : As metodologias ativas centralizam o discente no processo de aprendizagem, incentivando a criatividade e a autonomia, entre outras habilidades. Os mapas mentais podem ser entendidos como uma metodologia ativa por estimular o aluno a ser construtor do seu conhecimento ao organizar e relacionar mentalmente o conteúdo aprendido. Este trabalho aborda a utilização de mapas mentais como atividade de avaliação e presença em duas disciplinas distintas em um curso de engenharia durante o Ensino Remoto Emergencial. Foi realizada uma pesquisa sobre percepção dos discentes acerca da atividade realizada. Nesta, foi verificado que 71% dos alunos nunca tinham utilizado o mapa mental e que 31% dos estudantes encontraram dificuldades para criá-lo. Constatou-se ainda, por meio da pesquisa, o impacto positivo da atividade na assimilação do conteúdo ministrado. Ademais, 79% dos discentes demonstram a intenção de aplicar a ferramenta em outros momentos de estudo. Esses fatos demonstram a viabilidade e utilidade dos mapas mentais dentro de um contexto de aulas totalmente online, possibilitando a aprendizagem de forma ativa. |
Código | 3481 |
Evento | COBENGE21 |
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Área | 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs) |
Subárea | 05.5. Ensino remoto emergencial (ERE) |
Autores | Juliane Érika Cavalcante Bender,Gerfenson Barbosa Ribeiro |
Palavras-chaves | Educação. Aprendizagem ativa. Percepção do discente. Ensino superior. Ensino remoto. |
Arquivo | COBENGE21_00252_00003481.pdf |