Análise de Desempenho de Evolução Acadêmica e Profissional de Alunos do Curso de Engenharia Civil após a Entrada no Programa de Educação TutorialResumo O Programa de Educação Tutorial - Engenharia Civil (PET-Civil) surgiu como forma de unir experiências ao agregar as esferas de ensino, pesquisa e extensão em um ambiente acadêmico, permitindo ao aluno experiências formativas externas à sala de aula. Ao longo dos anos e com a evolução constante das diversas formas de integração entre aluno, faculdade e sociedade, o programa passou por diversas mudanças em sua forma de atingir a comunidade acadêmica - surge, portanto, necessário avaliar como o programa e a participação dos alunos atinge o progresso pessoal e a qualidade da graduação como um todo. O seguinte trabalho tem por objetivo avaliar os impactos da participação dos grupos PET-Civil sobre o desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal de seus egressos ao longo dos anos de 2019 e 2020, buscando compreender, principalmente, se o grupo vem cumprindo com seus objetivos conforme traçados pelo Ministério da Educação e se o mesmo possuiu influência positiva quanto à formação de seus participantes, através de resultados obtidos por meio de uma pesquisa realizada com 15 alunos egressos dos grupos Pet-Civil. A pesquisa teve como principais pontos abordados o perfil dos atores envolvidos e o impacto na formação acadêmica considerando principalmente média acadêmica e ingresso no mercado de trabalho e continuidade dos estudos (pós-graduações). |
Código | 3493 |
Evento | COBENGE21 |
---|---|
Área | 04. Avaliação de ensino/aprendizagem |
Subárea | 04.2. Avaliação de aprendizagem em atividades ou unidades curriculares que desenvolvem competências |
Autores | Nívea G B Albuquerque,Gabriel Melém Maués,Laura Mendonça Ponte Souza,Nivia da Silva Lisboa |
Palavras-chaves | Programa de Educação Tutorial. Engenharia Civil. Formação Acadêmica. Ensino. Educação. |
Arquivo | COBENGE21_00246_00003493.pdf |