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APRENDIZAGEM ATIVA: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA CÁLCULO DA FATURA MENSAL DE ENERGIA ELÉTRICA


Resumo
A aprendizagem ativa permite que o estudante tenha uma intervenção ativa no seu próprio processo de aprendizagem. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um aplicativo que define, em termos econômicos, qual a melhor modalidade tarifária para o consumidor de Baixa Tensão aderir utilizando a Aprendizagem Baseada em Problema (PBL). A tarifa convencional possui o mesmo preço de tarifa ao longo do dia, já a Tarifa Branca possui valores diferenciados de tarifa ao longo dia, buscando diminuir o carregamento de energia no horário de ponta, onde o preço da tarifa é mais caro. Durante o dia, a tarifa branca possui três valores distintos: ponta, intermediário e fora de ponta. Os finais de semana e feriados contam com apenas um valor fixo durante todo o dia. O aplicativo foi desenvolvido no MIT App Inventor, desenvolvido para a plataforma Android se mostrando como uma ferramenta informativa e educacional que vai viabilizar a escolha do consumidor em optar pela tarifa convencional ou branca. Se observou uma aprendizagem dos conteúdos utilizados, bem como da linguagem de programação, contribuindo na formação profissional e autônoma dos alunos.
Código 3504
Evento COBENGE21
Área 03. Metodologias de ensino/aprendizagem
Subárea 03.1. Estratégias pedagógicas
Autores Celso Becker Tischer,Laura Lisiane Callai dos Santos,Thales Loebens,Matheus Dottes Binttencourt
Palavras-chaves Aprendizagem Ativa. Aplicativo. Tarifa de Energia Elétrica. Aprendizagem Baseada em Problemas
Arquivo COBENGE21_00241_00003504.pdf
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