A INFLUÊNCIA DO SISTEMA REMOTO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA AOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UFOPResumo No curso de engenharia de minas da universidade federal de ouro preto a disciplina de metodologia científica consiste em uma das mais importantes ferramentas de aprimoramento da escrita científica e apresentação dos alunos à pesquisa acadêmica. Sendo fundamental no desenvolvimento do aluno, o Ensino da disciplina foi significativamente afetado pelo isolamento social provocado pela pandemia e pela consequente implementação do período letivo especial (PLE), com aulas virtuais e ensino de forma remota. Assim, o artigo visa avaliar as mudanças geradas pelo Ensino remoto e o impacto do mesmo no aprendizado dos alunos. Por meio de um questionário enviado após o período letivo aos discentes e consulta ao professor da disciplina, foi realizado o levantamento de dados e análise do discurso do sujeito coletivo a partir das respostas obtidas, destacando o ponto de vista dos próprios consultados. As respostas dos alunos evidenciaram fatores limitantes a qualidade do Ensino, como a falta de conexão satisfatória de internet, de horários para estudo e de ambientes adequados para o acompanhamento das atividades. Além disso, destacou-se a insegurança provocada pelo isolamento social, atrapalhando o rendimento dos discentes. Contudo, foi observado que a produtividade da turma permaneceu satisfatória, assim como os próprios discentes confirmaram que o PLE não influenciou significativamente sua produtividade, mesmo com o aumento no numero de reprovados. Por fim, foi sugerida a adoção de mais aulas assíncronas, flexibilização de prazos e um acompanhamento mais próximo por parte da instituição de Ensino em relação aos alunos, principalmente em relação a saúde mental dos mesmos. |
| Código | 3541 |
| Evento | COBENGE21 |
|---|---|
| Área | 04. Avaliação de ensino/aprendizagem |
| Subárea | 04.1. Avaliação da aprendizagem de conteúdo |
| Autores | Carlos Alberto Pereira,Thiago Duarte Figueiredo,Paulo Henrique Liberato da Silva,Caio Cesar Gonzaga Alves,Gabriela de oliveira Brito |
| Palavras-chaves | Metodologia científica, aprendizagem eletrônica, métodos de ensino |
| Arquivo | COBENGE21_00245_00003541.pdf |