A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA PARA A FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS DO FUTUROResumo As mudanças impulsionadas pelas tecnologias impactam os modelos de negócio, produtos, serviços e sistemas técnicos que exigem profissionais capazes de atuar com equipes multidisciplinares e combinar diferentes áreas de conhecimento para gerarem soluções que resolvam o problema não só no aspecto técnico, mas também considerando o seu impacto econômico, social e ambiental. Deste modo, os engenheiros do futuro devem ser formados em ambientes de aprendizagem que permitam o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas, metodológicas, pessoais e sociais. Esses ambientes são compostos pelas metodologias de aprendizagem ativa, que têm como pilares a aprendizagem centrada no aluno, autonomia, reflexão, problematização da realidade, trabalho em equipe, inovação e o professor como facilitador. Para verificar quais habilidades e competências são desenvolvidas pelas metodologias ativas, foi desenvolvido um estudo de caso com uma disciplina da Universidade de Brasília, cujo resultado permitiu verificar a efetividade dessas metodologias. |
Código | 3629 |
Evento | COBENGE21 |
---|---|
Área | 03. Metodologias de ensino/aprendizagem |
Subárea | 03.1. Estratégias pedagógicas |
Autores | Andrea Cristina dos Santos,Jéssica Mendes Jorge |
Palavras-chaves | metodologias de aprendizagem ativa; engenheiros do futuro; ambientes de aprendizagem. |
Arquivo | COBENGE21_00241_00003629.pdf |