A DELICADA TAREFA DE AVALIAR A APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM STEMResumo Neste trabalho, tomamos como ponto de partida a eficácia, já comprovada, da utilização de estratégias e métodos de aprendizagem ativa na área de STEM. Com efeito, entendemos, que se trata de uma alternativa metodológica para dar conta, não somente da superação de dificuldades relacionadas à aprendizagem, mas também para atender às expectativas quanto ao perfil e às competências que nossos estudantes precisam desenvolver. Diante dessas considerações, justificamos nossas concepções sobre os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação e apresentamos algumas possibilidades já identificadas, de estratégias de aprendizagem ativa e de avaliação, passíveis de promoverem o desenvolvimento de competências, no contexto das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Engenharia. |
Código | 3710 |
Evento | COBENGE21 |
---|---|
Área | 04. Avaliação de ensino/aprendizagem |
Subárea | 04.3. Avaliação como parte do processo de ensino/aprendizagem |
Autores | VALQUIRIA VILLAS BOAS GOMES MISSELL,Dianne Magalhães Viana,Laurete Zanol Sauer,Isolda Gianni de Lima,Diana Isabel de Araújo Mesquita,Odilon Giovannini,Derlise Fiametti Xavier |
Palavras-chaves | Avaliação, Competências, STEM, Educação em engenharia, DCNs |
Arquivo | COBENGE21_00247_00003710.pdf |