A COMPILAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CONCEITOS ENXUTOS NA CONSTRUÇÃO CIVILResumo Esta pesquisa tem como objetivo reunir e analisar os principais jogos didáticos e simulações de gerenciamento da produção existentes no Brasil e a nível internacional, agrupando-os em tópicos de interesse para ensino desta disciplina voltada à indústria da Construção Civil. Para tal, procuraram-se artigos referentes ao assunto nos anais de encontros de engenharia de produção, congressos de ensino em engenharia, sites relacionados e periódicos eletrônicos. Também foram analisados relatórios de aplicação de jogos em sala de aula, procurando-se visualizar que conceitos eram trabalhados nestes jogos e que conclusões os alunos extraíam de suas aplicações. Como resultado da análise elaborou-se um quadro resumido das características destes jogos, voltado para aspectos práticos e tópicos por eles abordados. Ao final da análise foi constatado que grande parte dos tópicos do Just-In-Time, de estabilidade e padronização de processos tinham sido abordados, entretanto, a parte de autonomação, um dos pilares do Sistema Toyota de Produção não tinha sido bem trabalhada, ficando como sugestão a elaboração de jogos contemplando conceitos deste pilar. Além disso, sugerem-se algumas modificações em três dos jogos analisados, finalizando com questionamentos a respeito das perspectivas sobre jogos didáticos para ensino de gerenciamento da produção. |
Código | 3745 |
Evento | COBENGE21 |
---|---|
Área | 03. Metodologias de ensino/aprendizagem |
Subárea | 03.1. Estratégias pedagógicas |
Autores | Maria Micheline Barreto Gomes,Luiz Fernando Mahlmann Heineck,Micaella da Silva Teixeira Rodrigues |
Palavras-chaves | Jogos, Produção enxuta, Gerenciamento da Produção, Construção Civil |
Arquivo | COBENGE21_00241_00003745.pdf |