ABORDAGEM DA PROBLEMÁTICA ENERGÉTICA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM AULA POR MEIO DE UM DEBATE ENTRE ALUNOSResumo Este artigo descreve uma atividade realizada com alunos de duas disciplinas do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, Máquinas de Fluxo e Sistemas de Conversão de Energia II, para abordar questões relacionadas à energia e mudanças climáticas. Além de abordar aspectos atuais dos impactos climáticos causados ​​pela produção e uso de energia, a atividade também teve como objetivo colaborar no desenvolvimento das competências apresentadas nas novas DCNs para os cursos de engenharia, envolvendo comunicação efetiva por meio de escrita, oral e gráfica, e trabalhar e liderar equipes multidisciplinares, entre outras. Desta forma, foi utilizado uma estratégia que consistiu em um debate, no qual os alunos tiveram a oportunidade de discutir os temas entre si, com base em uma avaliação técnica prévia e, ao mesmo tempo, exercitando competências transversais que serão importantes para a sua vida profissional, como oratória, trabalho em equipe, gestão de tempo, gestão de processos e pessoas, revisão por pares e elaboração de relatórios técnicos. O artigo apresenta todas as ações preparatórias desenvolvidas, previamente ao debate, que envolveram a formação de grupos de alunos e o acompanhamento do trabalho técnico de preparação dos alunos para o debate. As regras e dinâmicas adotadas para o debate também são descritas. A atividade foi avaliada pelos alunos e considerada adequada para lidar com questões de energia e mudanças climáticas no processo de ensino e aprendizagem. |
Código | 3772 |
Evento | COBENGE22 |
---|---|
Área | 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem |
Subárea | 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem |
Autores | João de Sá Brasil Lima,Roberto de Aguiar Peixoto |
Palavras-chaves | aprendizagem ativa, metodologias de ensino, aprendizado de mudanças climáticas, ensino da problemática energética |
Arquivo | COBENGE22_00300_00003772.pdf |