APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE CÓDIGO QR COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIALResumo A tecnologia é um recurso que pode facilitar a vida das pessoas com deficiência visual e integrá-las à sociedade, sendo a programação essencial neste contexto; no entanto, ainda há uma grande carência de aplicativos que possam atender a essa necessidade no Brasil, de modo a ser um grande problema na inclusão dessas pessoas na sociedade. Neste trabalho, a metodologia ativa é trabalhada com uma turma de engenharia civil, visando o desenvolvimento de um aplicativo capaz de ler um código QR e transformar os dados em áudio, para que possamos aumentar a autonomia desses usuários e tornar o ensino de programação em algo prático, que possa resolver problemas reais e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas em uma sociedade. |
Código | 3780 |
Evento | COBENGE22 |
---|---|
Área | 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania |
Subárea | 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania |
Autores | Salete Souza de Oliveira,Bruno Lôbo de Almeida,Roberta dos Santos Oliveira |
Palavras-chaves | código qr, deficiências visuais, programação |
Arquivo | COBENGE22_00305_00003780.pdf |