ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE CÓDIGO QR COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL


Resumo
A tecnologia é um recurso que pode facilitar a vida das pessoas com deficiência visual e integrá-las à sociedade, sendo a programação essencial neste contexto; no entanto, ainda há uma grande carência de aplicativos que possam atender a essa necessidade no Brasil, de modo a ser um grande problema na inclusão dessas pessoas na sociedade. Neste trabalho, a metodologia ativa é trabalhada com uma turma de engenharia civil, visando o desenvolvimento de um aplicativo capaz de ler um código QR e transformar os dados em áudio, para que possamos aumentar a autonomia desses usuários e tornar o ensino de programação em algo prático, que possa resolver problemas reais e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas em uma sociedade.
Código 3780
Evento COBENGE22
Área 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania
Subárea 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania
Autores Salete Souza de Oliveira,Bruno Lôbo de Almeida,Roberta dos Santos Oliveira
Palavras-chaves código qr, deficiências visuais, programação
Arquivo COBENGE22_00305_00003780.pdf
Voltar