Aprendizagem ativa por meio de tecnologias aplicadas ao ensino da Geologia na EngenhariaResumo O uso de novas estratégias de ensino-aprendizagem vem sendo amplamente discutido, além de incentivado pelas atuais DCNs de Engenharia. No entanto, com o advento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a necessidade de atender às DCNs de Engenharia passou a dialogar diretamente com a implementação de estratégias de ensino mediadas por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Pretende-se, com este trabalho, apresentar as estratégias de aprendizagem ativa adotadas nas disciplinas "Elementos de Geologia" e "Geologia Ambiental" durante o Ensino Remoto Emergencial da universidade em estudo e avaliar os resultados gerais das disciplinas coletados junto aos estudantes que as cursaram. Foram propostos a elaboração de mapas conceituais referentes aos materiais geológicos estudados nas disciplinas, bem como a aplicação de trabalhos envolvendo estudos de caso de obras com problemáticas relacionadas à Geologia, incluindo etapas de estímulo à escrita científica. A partir da análise dos dados coletados, identificou-se que o uso de mapas conceituais e de estudos de caso gerou uma mobilização positiva entre os estudantes, o que pode estar associado ao maior protagonismo exercido por eles no processo de coletar e tratar informações para executar as tarefas solicitadas. |
Código | 3806 |
Evento | COBENGE22 |
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Área | 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem |
Subárea | 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem |
Autores | Julia Righi de Almeida,Yuri Mariano Carvalho,JESSICA LAINE MENDES BERSAN,Gisele Aparecida Rodrigues Kelmer,Lethícia Fernandes Silvestre Florencio |
Palavras-chaves | Geotecnia, PBL, estudos de caso. |
Arquivo | COBENGE22_00300_00003806.pdf |