APRENDIZAGEM ATIVA: O USO E APLICAÇÃO DE BUILDING INFORMATION MODELING (BIM) NA ENGENHARIA CIVILResumo Este artigo apresenta o estudo de caso de aplicação de Building Information Modeling (BIM) no curso de Engenharia Civil com o intuito de orientar a escolha de práticas de gestão de projetos conforme as características do empreendimento e fatores ambientais. Para isso, foi implantada a sistemática de trabalho, denominada Projeto Integrador, envolvendo uma integração parcial entre as disciplinas obrigatórias de Direito e Planejamento e Gerenciamento de Obra no curso de Graduação em Engenharia Civil. O Projeto Integrador contemplou três objetivos gerais: (i) ampliar as habilidades e atitudes profissionais desejáveis à prática da engenharia; (ii) desenvolver atividades práticas para resolução de problemas complexos com equipes multidisciplinares e (iii) disseminar a aplicação de BIM na Engenharia Civil. Como resultado, o uso das metodologias ativas empregadas aponta para uma melhor integração de disciplinas nos cursos de graduação de Engenharia Civil e visa atender questões de inovação tecnológica, em consonância com a sustentabilidade, meio ambiente e mercado. |
Código | 3833 |
Evento | COBENGE22 |
---|---|
Área | 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem |
Subárea | 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem |
Autores | Sueli Sampaio Damin Custódio,João Claudio Bassan de Moraes,Jenner Arduino |
Palavras-chaves | Aprendizagem Baseada em Projetos. BIM. Métodos de Ensino. Trabalho em Equipe. |
Arquivo | COBENGE22_00300_00003833.pdf |