APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZANDO O KIT ESTRUTURAL MOLA NA DISCIPLINA DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAISResumo O processo tradicional de ensino, vigente na maioria das atuais Instituições de Ensino Superior (IES), é fundamentalmente aplicado por meio de aulas expositivas e teóricas. O professor acaba centralizando as informações e acaba limitando a participação dos alunos durante a aula. O presente trabalho descreve o desenvolvimento e aplicação de desafios pelos professores que lecionam a disciplina de resistência dos materiais para alunos do segundo ano do curso de engenharia civil do Instituto Mauá de Tecnologia, com o objetivo de desenvolver, a partir da experiência com o Kit Mola Estrutural, o conhecimento intuitivo do comportamento das estruturas e a compreensão da montagem da estrutura através de desenhos, fundamental para engenheiras e engenheiros, principalmente na fase de concepção e execução de um projeto. Os desafios conseguiram proporcionar a compreensão do comportamento das estruturas e a compreensão da montagem da estrutura através de desenhos de maneira tangível e concreta. A metodologia de aplicar desafios utilizando o Kit Estrutural Mola com uma forma alternativa às aulas expositivas mostrou-se eficiente para os alunos do segundo ano do curso de engenharia civil dado a participação e questionamento dos alunos durante os desafios. |
Código | 3868 |
Evento | COBENGE22 |
---|---|
Área | 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem |
Subárea | 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem |
Autores | Cássia Silveira de Assis,Pedro Henrique Cerento de Lyra |
Palavras-chaves | visualização do comportamento estrutural, deformação da estrutura e ensino |
Arquivo | COBENGE22_00300_00003868.pdf |