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ARTIGO

A FERTILIDADE DO USO DO PROJECT BASED LEARNING NOS PROJETOS E ATIVIDADES ESPECIAIS PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE


Resumo
Este trabalho tem por objetivo estruturar o instrumento para o levantamento de dados sobre a etapa da fertilidade do Project Based Learning, utilizado nos projetos que são oferecidos em paralelo às disciplinas de um programa de graduação em engenharia. Na instituição onde está sendo realizada essa pesquisa, todos os estudantes são incentivados a realizar pelo menos dois projetos semestrais, de livre escolha, num cardápio variado de temas. O Project Based Learning aparece como uma estratégia privilegiada para a condução desses projetos junto às turmas de estudantes. O uso dessa estratégia é, no entanto, não tão natural, sofrendo resistência e mudança na sua estruturação pelos professores. Por sua vez, a medida que o professor percebe que ela é uma estratégia promissora, ou fértil, ele pode aderir de modo mais engajado no seu uso. O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre a fertilidade do Project Based Learning e apresentar um instrumento para a medição dessa fertilidade. A fertilidade é uma das etapas do Modelo de Mudança Conceitual que indica se uma ideia é ou não assimilada pelo indivíduo. Neste trabalho, a fertilidade da estratégia de ensino implica numa maior possibilidade de adesão do professor à essa estratégia, no caso o Project Based Learning. Foi realizada um levantamento bibliográfico e, com base em trabalhos anteriores, construiu-se o instrumento que é apresentado neste artigo e que será utilizado no futuro levantamento de dados.
Código 3941
Evento COBENGE22
Área 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Subárea 04. Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Autores Octavio Mattasoglio Neto,Gabriel Monesi Souza
Palavras-chaves Modelo de mudança conceitual. Project Based Learning. Fertilidade. Estratégias ativas para aprendizagem.
Arquivo COBENGE22_00300_00003941.pdf
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