ALGORITMOS PARA OS INDICADORES DE FLUXO DE ALUNOS PARA AVALIAR A EVASÃO DOS CURSOSResumo Vários estudos são constantemente desenvolvidos com o objetivo de estudar o fenômeno da evasão escolar. No ensino de graduação, é necessário acompanhar a trajetória acadêmica dos alunos para a produção de um diagnóstico da desvinculação dos cursos e definir ações em âmbito institucional para combater as taxas de evasão. A evasão calculada para coorte de ingressantes é importante para entender como as turmas se comportam ao longo dos anos bem como para comparar a evasão nos diferentes cursos de engenharia. Neste trabalho, indicadores de fluxo de alunos são utilizados para estudar a trajetória acadêmica dos alunos. O cálculo dos indicadores de fluxo é automatizado por meio de um programa computacional criado para ler dados de planilhas eletrônicas e realizar o pareamento das bases de dados ano a ano para calcular a soma dos vínculos de alunos aos cursos por ano de ingresso. A automatização da utilização de banco de dados de coorte de ingressantes por programa computacional em Python torna viável o constante acompanhamento da trajetória dos alunos nos cursos bem como auxiliar na escolha de ações a serem implementadas em âmbito institucional a fim de reduzir a evasão. |
Código | 3955 |
Evento | COBENGE22 |
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Área | 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais |
Subárea | 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais |
Autores | Vilma A Oliveira,Mateus Henrique Platinetti Nanzer,Isabella Maria Avesani,Esther Eleotério Panequi Ferreira,Sarita Mazzini Bruschi,Gabriel Permonian Bogni |
Palavras-chaves | Trajetória acadêmica, coorte de ingressantes, programação computacional, pareamento de dados, automatização, diagnóstico, desvinculação. |
Arquivo | COBENGE22_00298_00003955.pdf |