ACADEMIA STEM/UEA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE O SUCESSO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEAResumo O artigo intitulado Academia STEM/UEA: Uma análise preliminar sobre o sucesso acadêmico dos estudantes dos cursos de engenharia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, tem como objetivo apresentar os resultados iniciais de retenção, evasão e sucesso acadêmico dos estudantes dos cursos de engenharia da UEA, participantes do Projeto Academia STEM. O texto foi organizado em duas partes a saber: academia STEM/UEA: caminhos para pensar a engenharia na UEA e um olhar do sucesso acadêmico dos estudantes dos cursos de engenharia na EST/UEA, neste segundo ponto apresentamos a metodologia, os dados e a discussão dos resultados. A fundamentação teórica ancorou-se em autores como ARAÚJO (2011), LARÁN, J. A. COSTA, F. C. X. (2001) e LIMA (2006). Os resultados do estudo ao longo deste primeiro quadriênio apontam para a contribuição do Projeto Academia STEM, através dos seus três pilares: atração, permanência e excelência, em um movimento contínuo de atrair, formar, qualificar, manter, acompanhar e inserir no mercado de trabalho, gerando melhoria significativa dos resultados de evasão e retenção, o que por consequência aponta para o sucesso acadêmico dos estudantes dos cursos de engenharia em Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Computação e Produção. |
Código | 4041 |
Evento | COBENGE22 |
---|---|
Área | 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos |
Subárea | 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos |
Autores | NATALIANA DE SOUZA PAIVA,Felicien Gonçalves Vásquez,Kelly Christiane Silva de Souza |
Palavras-chaves | Engenharia, Retenção, Evasão, Sucesso acadêmico, STEM. |
Arquivo | COBENGE22_00302_00004041.pdf |