A UTILIZAÇÃO DO GEORREFERENCIAMENTO E DO COEFICIENTE DE PEARSON PARA ANALISAR A CORRELAÇÃO ENTRE ACIDENTES DE TRÂNSITO E CRUZAMENTOS DE VIAS SEMAFORIZADAS DO CENTRO DO RIO DE JANEIROResumo O presente artigo apresenta o estudo da correlação entre acidentes de trânsito e o cruzamento de vias semaforizadas nos bairros do Centro da cidade do Rio de Janeiro, feita através de dados georreferenciados e com o objetivo de dimensionar o fluxo de veículos nas vias destes bairros. É utilizado o Coeficiente de Pearson, como uma forma de avaliar o problema, que aplicado em dados de acidentes e de cruzamentos apresenta importantes informações quanto a intensidade dessa correlação. O referido bairro é um dos bairros com maior fluxo de veículos e possui 724 cruzamentos semaforizados. A principal justificativa deste estudo se deve ao alto índice de vítimas fatais de acidentes de trânsito na região e ao fato de não existir dados específicos de fluxo de veículos nestes bairros estudados. A metodologia adotada pode contribuir com subsídios para uma melhor compreensão do problema, podendo ser aplicada em outros bairros onde também não exista este tipo de informação. |
| Código | 4129 |
| Evento | COBENGE23 |
|---|---|
| Área | 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia |
| Subárea | 13.Temas transversais à Educação em Engenharia |
| Autores | Gisele Maria Ribeiro Vieira,Jaqueline Maria Ribeiro Vieira |
| Palavras-chaves | SIG, Acidentes de trânsito, fluxo de veículos, coeficiente de Pearson. |
| Arquivo | COBENGE23_00322_00004129.pdf |