APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADA AO ENSINO DA ESTATÍSTICA E ANÁLISE DE DADOS PARA ENGENHARIAResumo Este trabalho apresenta uma experiência realizada no desenvolvimento do componente curricular Estatística e Análise de Dados em cursos de Engenharia. A partir da utilização de metodologias ativas, em particular aula invertida e aprendizagem baseada em projetos, a proposta implementada nesta experiência buscou abranger a formação por competências, explorando a autonomia e protagonismo do aluno. A ruptura em relação à metodologia tradicional requer uma ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, foi necessário repensar o formato das atividades ao longo do semestre, não apenas em relação à dinâmica das aulas, mas também em relação ao percurso avaliativo ao longo do processo. As estratégias, instrumentos e critérios utilizados tiveram como objetivo, além de viabilizar a execução da proposta, possibilitar uma primeira análise dessa nova proposta. Os resultados apresentados contemplam feedbacks dos alunos e análises comparativas considerando o desempenho dos mesmos. |
Código | 4225 |
Evento | COBENGE23 |
---|---|
Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
Subárea | 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem |
Autores | THAIS BORGES DAMACENA,Luciana Bertoldi Nucci,CINTIA RIGAO SCRICH,MARIA BEATRIZ FERREIRA LEITE,Valdomiro Placido dos Santos,Geraldo Magela Severino Vasconcelos |
Palavras-chaves | metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos, ensino por competências, Estatística. |
Arquivo | COBENGE23_00313_00004225.pdf |