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APLICAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA ALUNAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM COMO MECANISMO EXTENSIONISTA DE INCENTIVO A MULHERES NAS CARREIRAS STEM


Resumo
Embora a representação das mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (conhecida como STEM) tenha melhorado nos últimos anos, ainda existe uma lacuna significativa na igualdade de gênero nessas áreas. Diante disso, torna-se imprescindível o desenvolvimento de projetos voltados para o incentivo da participação e permanência de meninas nessas áreas, visando alcançar a igualdade de gênero no meio acadêmico. O presente artigo apresenta as ações do projeto de extensão Iaçá Robótica Feminina, em especial uma ative especifica o "Clube de Ciências". O qual almejou-se aproximar alunas do ensino médio da rede pública de ensino do município de Belém, no Pará, dos conceitos de robótica educacional. O projeto foi realizado por graduandas de diversas engenharias UFPA, e utilizou a metodologia "maker" e a abordagem STEM, fundamentais na educação 4.0. O objetivo principal foi capacitar as alunas para a execução de projetos envolvendo o uso de sensores e da placa Arduino. Ao término do projeto, realizou-se uma pesquisa com as 40 participantes das atividades, e observou-se uma mudança significativa em relação às intenções de carreira futura. Apenas 7,5% das alunas não alteraram sua escolha profissional após a participação no clube. Além disso, houve um aumento expressivo no interesse pelas áreas de engenharia, com a intenção de cursar algum curso STEM passando de 5% para 65%. Tais resultados destacam a importância de fornecer conhecimento em robótica, programação e tecnologia para meninas historicamente desencorajadas a seguir carreiras nas áreas STEM. Essa abordagem visa incentivar sua inclusão e permanência nas universidades e nos cursos relacionados.
Código 4238
Evento COBENGE23
Área 07. Extensão na Educação em Engenharia
Subárea 07.Extensão na Educação em engenharia
Autores Ana Paula Mattos,naynara de souza,Ana Carolina Quintão Siravenha Müller
Palavras-chaves Robótica, Educação, Mulheres na ciência, STEM
Arquivo COBENGE23_00316_00004238.pdf
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