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ANÁLISE DE REPROVAÇÃO E EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS


Resumo
A evasão escolar tem sido um tema intensamente debatido. A interrupção no ciclo de estudo, causa prejuízos significativos sob o aspecto econômico, social e humano para todos os interessados nesta relação. A descontinuidade, em relação ao que o aluno vivenciara até então, causa certa insegurança quanto à carreira e exige mudança significativa de hábitos, utilização de novas estratégias de aprendizagem, capacidade de conviver com colegas desconhecidos, dentre outros fatores. Este trabalho visa analisar estatisticamente a evasão de alunos de graduação do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG), comparando reprovação nas disciplinas contra evasão no curso. Para isso, foram analisadas informações sobre desempenho acadêmico, reprovação e evasão entre as gerações de alunos que ingressaram no curso no período de 2018 a 2022. Após a tabulação, o saneamento e a organização dos dados, foram produzidos elementos gráficos e tabelas que proporcionaram uma melhor visualização dos fenômenos de reprovação e evasão. Como resultado nota-se que os alunos reprovam em sua maioria nas disciplinas dos primeiros semestres, com uma tendência de picos de reprovações em Cálculo 1A. Por fim, as inscrições a aprovações cresceram de 2020 até 2022, com o pico no primeiro semestre de 2021, sendo este período de pandemia.
Código 4250
Evento COBENGE23
Área 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Subárea 13.Temas transversais à Educação em Engenharia
Autores Adriano César Santana
Palavras-chaves Engenharia de computação; notas baixas; evasão.
Arquivo COBENGE23_00322_00004250.pdf
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