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ANÁLISE DA POTÊNCIA E DA IRRADIAÇÃO DE LÂMPADAS APLICADOS EM EQUIPAMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO EM ENGENHARIA


Resumo
Este trabalho desenvolveu um equipamento didático para o ensino de geração solar, no curso de engenharia elétrica, composto por três estruturas: um conjunto de painéis solares, uma estrutura com um conjunto de lâmpadas e uma bancada de acionamento para aplicações de rastreamento. O equipamento emula a geração fotovoltaica durante o período noturno, permitindo que os alunos apliquem seus conhecimentos teóricos na vivência prática. O estudo desenvolveu a estrutura com um conjunto de lâmpadas e objetiva o estudo da potência e irradiação adequadas para utilização do equipamento experimentalmente. Os resultados da simulação e a metodologia aplicada concluíram que existe uma relação intrínseca entre o comprimento de onda e a potência gerada pelo módulo fotovoltaico, possibilitando a extração da melhor potência possível. Notou-se também que rastrear a curva de potência máxima pode aumentar a eficiência da geração de energia fotovoltaica. O uso de lâmpadas halógenas gerou o dobro da potência em relação às lâmpadas de vapor metálico. A aplicação de filtros digitais validou a etapa de pré-processamento para o desenvolvimento de um sistema de rastreamento. O equipamento didático visa auxiliar os alunos a aplicarem seus conhecimentos teóricos na vivência prática, sendo a energia solar uma das opções mais promissoras de transição energética para a sustentabilidade ambiental e econômica.
Código 4318
Evento COBENGE23
Área 01. Transição Energética na Educação em Engenharia
Subárea 01. Transição Energética na Educação em Engenharia
Autores Vicente de Lima Gongora,Luis Gustavo Ferrareto Espontao,Renato Kazuo Miyamoto,Wesley Candido da Silva,Camila Fogaça de Oliveira
Palavras-chaves geração solar. módulo fotovoltaico. sistema de rastreamento. sustentabilidade. Kit Educacional
Arquivo COBENGE23_00310_00004318.pdf
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