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A dificuldade do corpo discente em reconhecer a importância do ciclo básico no curso de Engenharia


Resumo
A inserção em uma universidade no Brasil representa uma oportunidade para obter conhecimento técnico, desenvolver habilidades para o mercado e tentar expandir a criticidade no que tange à consciência social. O cenário hodierno dos sistemas educacionais no setor de engenharia é moldado de forma pluridimensional, isto é, há variáveis que impactam diretamente no desenvolvimento e sucesso acadêmico, a saber: a realidade dos ingressantes na instituição de ensino; o corpo docente, a própria instituição pública e a metodologia de ensino. Entretanto, há uma divergência nesta presente sistemática, uma vez que ocorrências da trivialização do ciclo básico da engenharia têm sido intensificadas nos últimos tempos. Neste contexto, o presente trabalho versa e contextualiza o efeito desse problema sobre o aprendizado e as perspectivas dos estudantes, situado numa realidade educacional brasileira extremamente desigual, da qual há pouca exploração da autonomia e concepção pessoal. As abordagens e ideias apresentadas neste trabalho provêm a partir de debates, pesquisas realizadas com alunos e professores da escola de engenharia e de vivências dos integrantes do Grupo de Educação Tutorial em Engenharia de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (PetroPET UFF).
Código 4322
Evento COBENGE23
Área 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
Subárea 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
Autores Rayanne Soares Jesus da Silva,Mariana Lima Santana Lopes,Matheus Souza Jacintho de Miranda,Larissa Ferreira Vasconcelos,Troner Assenheimer de Souza
Palavras-chaves Ciclo básico do curso de Engenharia, Metodologia, Ensino superior
Arquivo COBENGE23_00313_00004322.pdf
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