APLICAÇÃO DE IMPRESSÃO 3D COMO RECURSO DIDÁTICO ATIVO PARA AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE MECANISMOSResumo Este artigo aborda a importância da aprendizagem ativa na educação em engenharia, destacando a necessidade de estabelecer uma relação mais próxima entre teoria e prática. Atualmente, a educação em engenharia no Brasil ainda se baseia em projetos pedagógicos tradicionais, resultando em uma desconexão entre o conhecimento teórico adquirido e sua aplicação prática. Muitos estudantes de engenharia expressam frustração em relação à falta de componentes práticos em seu currículo e à abstração de certas disciplinas. No entanto, é possível adaptar e relacionar essas disciplinas com a prática profissional. O presente estudo propõe o uso da aprendizagem ativa na disciplina de mecanismos, especificamente na análise cinemática de mecanismos. O objetivo é permitir que os estudantes estudem, compreendam e produzam pequenos mecanismos com fins pedagógicos, a fim de aprimorar seu entendimento sobre o tema e sua habilidade em dimensionar estruturas. |
Código | 4374 |
Evento | COBENGE23 |
---|---|
Área | 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem |
Subárea | 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem |
Autores | Luciana Lima Monteiro,JOSÉ ANGELO PEIXOTO DA COSTA,Beatriz Alexandrina Coutinho Vicente Ferreira,Paulo Rafael Costa Silva,joao paulo rodrigues da silva,David Nicacio Oliveira de Barros,WYLLYAM ELIAS DA SILVA,EDILSON EUGENIO DA SILVA |
Palavras-chaves | educação em engenharia. aprendizagem ativa. análise cinemática. mecanismos. impressões 3D |
Arquivo | COBENGE23_00313_00004374.pdf |