ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS


Resumo
No contexto atual do Brasil, diversos programas financiados pelo Governo Federal têm como objetivo fomentar a entrada de estudantes no ensino superior, o que torna o investimento governamental nessa área significativo. No âmbito do curso de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia (CTEC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), esta pesquisa teve como propósito analisar as taxas de aprovação, reprovação e trancamento em diferentes disciplinas ao longo de um período de nove anos (2010 a 2019). Os dados utilizados foram obtidos por meio da colaboração da direção do CTEC - UFAL, que disponibilizou os históricos dos estudantes de Engenharia Civil nesse período. Para obter as informações necessárias, utilizou-se a plataforma Power BI, que possibilitou a extração e o tratamento dos dados, visando uniformizar e padronizar as várias terminologias existentes e corrigir inconsistências nas bases de dados. Com base nos dados tratados, foram elaborados gráficos para identificar o desempenho dos alunos, segmentados por período. Foi criado um gráfico de setores que oferece uma visão global do desempenho dos estudantes, agregando as categorias e baseando-se no conceito obtido. Essa abordagem metodológica permitiu uma análise abrangente do desempenho dos alunos ao longo do curso, fornecendo informações relevantes para compreender as taxas de aprovação, reprovação e trancamento. Esses resultados podem auxiliar na identificação dos desafios enfrentados pelos alunos e na adoção de medidas para aprimorar a qualidade do ensino e a taxa de conclusão do curso.
Código 4456
Evento COBENGE23
Área 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
Subárea 13.Temas transversais à Educação em Engenharia
Autores Andressa Veríssimo de Brito,Jadson César da Silva Santos,Matheus Henrique Monteiro Silva,Fellipe matheus Acioli Nunes,Rebeca Lísia Bento Germano
Palavras-chaves UFAL; engenharia civil; reprovação
Arquivo COBENGE23_00322_00004456.pdf
Voltar