Análise de atividades laboratoriais em cursos de engenharia presenciais e a distância a partir de relatos de estudantesResumo O desenvolvimento de atividades laboratoriais é fundamental para a formação de engenheiros. Com o desenvolvimento da tecnologia, surgem novas possibilidades de aprendizado através da utilização de laboratórios não presenciais. Em função da maior flexibilidade e acessibilidade para o uso, estas novas estruturas de laboratório tendem a ser importantes elementos para os cursos de engenharia ofertados a distância que, no Brasil, tem demonstrado crescimento nos últimos anos. Desse modo, este artigo busca realizar uma análise de propostas de atividades laboratoriais ofertadas por cursos de engenharia presenciais e a distância através da perspectiva de estudantes. Para isso, foram considerados, principalmente, o tipo de laboratório e os materiais/equipamentos utilizados e ainda as relações estabelecidas entre estudantes e professores no processo de aprendizagem. A investigação desenvolveu-se como uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental. As análises dos relatos dos estudantes demonstraram que as propostas de atividades laboratoriais de cursos presenciais e a distância podem ser melhoradas, principalmente em relação ao modelo pedagógico adotado. Apesar da importância da infraestrutura para as atividades laboratoriais, é necessário refletir sobre a relevância do papel do professor/tutor, bem como entender como oferecer possibilidades didáticas mais adequadas para promover o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes não somente através da interação estudante-equipamento, em especial, na educação a distância que demanda condições específicas de ensino-aprendizagem. |
Código | 4509 |
Evento | COBENGE23 |
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Área | 05. Educação Mediada por Tecnologia |
Subárea | 05.Educação Mediada por Tecnologia |
Autores | Carolina Maia dos Santos,José Fernando Ernesto Tavares,Lucas Barboza dos Santos,Rita Bianca Menezes Melo |
Palavras-chaves | Laboratórios; Educação em Engenharia; Educação a Distância; Ensino Presencial |
Arquivo | COBENGE23_00314_00004509.pdf |