A EXTENSÃO COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO DESAFIO DE ATRAIR JOVENS AO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE AÇÕES E RESULTADOS PRELIMINARES.Resumo As universidades brasileiras são fundamentadas sob o princípio da indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão. Considerando que os laboratórios de pesquisa são essenciais em tal contexto, este artigo relata as atividades, desafios e resultados preliminares de um projeto que visa integrar o aspecto da extensão no trabalho do Laboratório de Eletrônica de Potência e Acionamento Elétrico (LEPAC) do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo. Durante o ano de 2022 e início de 2023 foram realizadas diversas atividades, entre elas promoção de visitas técnicas ao laboratório, divulgação científica nas redes sociais, organização de seminários temáticos para a comunidade interna e externa, além de palestras para a comunidade externa. Mais de 300 alunos do ensino médio e técnico participaram de quatro eventos, e 12 seminários técnicos foram realizados. Além disso, um grupo de três alunos de uma escola técnica pública desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso nas instalações do laboratório. Esses resultados mostram a potencialidade do projeto para fomentar a cultura da extensão dentro do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes e superar o desafio de atrair jovens para os cursos de engenharia. |
Código | 4579 |
Evento | COBENGE23 |
---|---|
Área | 07. Extensão na Educação em Engenharia |
Subárea | 07.Extensão na Educação em engenharia |
Autores | Augusto César Rueda Medina,Tiara Rodrigues Smarssaro de Freitas,Walbermark Marques dos Santos,Thais Pedruzzi do Nascimento,Lucas Frizera Encarnação,Hélio Marcos André Antunes,Domingos Sávio Lyrio Simonetti,Jussara Farias Fardin,Kezia de Jesus de Souza |
Palavras-chaves | projeto de extensão, disseminação científica, STEM, socialização do conhecimento. |
Arquivo | COBENGE23_00316_00004579.pdf |