A PARTICIPAÇÃO FEMININA EM EQUIPES DE COMPETIÇÃO ACADÊMICAS: REFLEXÕES A PARTIR DO CASO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFFResumo A falta de equidade de gênero na área de Engenharia é um dos desafios para se alcançar o desenvolvimento sustentável. Neste contexto torna-se importante pensar em ações que possibilitem atrair e reter mulheres nos cursos de Engenharia. Uma possibilidade interessante consiste nos projetos envolvendo equipes de competição acadêmicas que, por se configurarem como espaços de estágio em engenharia, tornam-se importantes para a formação dos discentes e redução da evasão escolar. O presente artigo visa analisar o cenário feminino nas equipes de competições da Universidade Federal Fluminense (UFF), com foco particular nas equipes que participam das competições da Sociedade de Engenharia Automotiva Brasil, a fim de identificar os principais motivos pelos quais o número de participantes ainda é reduzido e propor ações de estímulo. |
Código | 4593 |
Evento | COBENGE23 |
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Área | 08. Programas Especiais |
Subárea | 08.Programas especiais |
Autores | Fabiana Rodrigues Leta,Bianca Bueno Marinho Corrêa,Maria Eduarda Trindade Tayt Sohn,Victoria de Souza Cordeiro da Silva,Cláudia Aparecida da Conceição Silva |
Palavras-chaves | equidade de gênero, equipes de competição, mulheres, extensão, engenharia |
Arquivo | COBENGE23_00317_00004593.pdf |