A CONSOLIDAÇÃO DO HACKATHON COMO UMA NOVA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA DE ENGENHARIA MACKENZIEResumo Este artigo apresenta o conceito de aprendizagem baseada em projetos (PBL) e destaca os hackathons como uma estratégia eficaz nesse contexto. Os hackathons são eventos de curta duração, nos quais os estudantes são desafiados a resolver problemas formando equipes multidisciplinares. Essas competições intensas e colaborativas desafiam os estudantes a saírem da zona de conforto, combinando teoria e prática para encontrar soluções criativas e eficientes. Em especial, esse artigo descreve o modelo de hackathon desenvolvido pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que oferece cinco dias de evento e interação direta com profissionais das empresas das áreas de engenharia e da química. Essa abordagem mais estendida permite que os estudantes explorem novas abordagens e soluções não convencionais, enquanto aprendem a trabalhar em equipe, e a desenvolver suas habilidades técnicas e emocionais. Os resultados observados na realização de duas edições mostram uma satisfação crescente dos alunos, além de um interesse contínuo em participar dos próximos hackathons. Em resumo, os hackathons são uma estratégia eficaz para melhorar o ensino universitário e a formação dos futuros engenheiros e químicos, impulsionando o aprendizado e preparando os alunos para o mundo profissional. Eles combinam teoria e prática, estimulam a liderança, a resolução de problemas e uma mentalidade inovadora. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de expandir sua rede de contatos, ganhar visibilidade e agregar valor ao currículo. Em resumo, os hackathons capacitam os alunos para se destacarem no mercado de trabalho, transformando a educação através de uma abordagem prática e colaborativa que impulsiona a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento fora da caixa. |
Código | 4695 |
Evento | COBENGE23 |
---|---|
Área | 11. Integração com Empresas |
Subárea | 11.Integração com Empresas |
Autores | Renato Meneghetti Peres,Bruno Luis Soares de Lima,NELSON CARVALHO MAESTRELLI,MARCOS MASSI,DELMARCIO GOMES DA SILVA,Saulo Cavalcante dos Reis,PATRICIA BARBOZA DA SILVA,KAMILA RODRIGUES CASSARES SEKO,THIAGO DA CRUZ CANEVARI,Juliano Martins Barbosa |
Palavras-chaves | hackathon, aprendizagem transformadora, ensino engenharia, metodologia ativa, aprendizagem baseada em projetos |
Arquivo | COBENGE23_00320_00004695.pdf |