ANÁLISE DE UM TESTE CONCEITUAL DE MECÂNICA VOLTADO PARA ALUNOS DE UM CURSO DE NIVELAMENTO DE APRENDIZAGEM NAS ENGENHARIASResumo Neste trabalho, fazemos a apresentação de um instrumento de coleta de dados utilizado na modalidade pré-teste/pós-teste no curso de nivelamento de Física Elementar do Programa de Cursos de Nivelamento de Aprendizagem em Ciências Básicas das Engenharias (PCNA) na Universidade Federal do Pará. O objetivo deste trabalho é, por meio do pré-teste, identificar o nível de entendimento sobre os principais conceitos de mecânica newtoniana e, através do pós-teste, avaliar a eficiência do curso em combater as concepções intuitivas reveladas no pré-teste. O instrumento de coleta de dados é composto majoritariamente por questões utilizadas em questionários validados em pesquisas nacionais e internacionais. Os resultados revelaram que houve evolução de 30% no índice de acerto do pós-teste em relação ao pré. Entretanto, a análise do pós-teste revelou inconsistências diversas no entendimento do alunado, como dificuldades com questões envolvendo gráficos, o que provavelmente também está relacionado à falta de um entendimento mais profundo dos conceitos cinemáticos. Tais inconsistências trazem dificuldades para o entendimento da mecânica newtoniana no contexto da dinâmica. O mapeamento das dificuldades de entendimento conceitual é importante para que o docente busque novas práticas e combine diversos recursos metodológicos a fim de provocar conflitos cognitivos com vista a promover ao aluno uma visão newtoniana consistente para apreender os fundamentos da mecânica. |
Código | 474 |
Evento | COBENGE17 |
---|---|
Área | 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia |
Subárea | 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem |
Autores | José Benício da Cruz Costa,ALEXANDRE GUIMARÃES RODRIGUES,Mayara Gonçalves Costa,Marcos Lopes de Sousa Brito |
Palavras-chaves | Concepções intuitivas; Entendimento Conceitual; Questionário; Mecânica. |
Arquivo | COBENGE17_00003_00000474.pdf |