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ARTIGO

A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NOS CURRÍCULOS DE ENGENHARIA DA UTFPR


Resumo
O presente estudo tem como objetivo avaliar como ocorre a inserção da Educação para a Sustentabilidade nos currículos dos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A motivação para desenvolvimento nasce da percepção que, apesar do aumento de iniciativas nas Instituições de Ensino Superior acerca da Educação para a Sustentabilidade, verifica-se que ainda são poucas as discussões que abordam a complexidade do tema de maneira holística. No caso da formação de engenheiros, observa-se que muitos estudantes possuem uma baixa compreensão sobre o tema. Sendo assim, foi feita uma análise em 51 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de engenharia ofertados pela UTFPR, a partir da busca dos seguintes termos chave: ?Sustent*?, ?Ambient*? e ?Ecolog*?. Com as informações encontradas, realizou-se uma análise quantitativa da presença dos termos em cada curso e uma análise qualitativa do conteúdo das ementas das disciplinas mais frequentes nos PPCs que abordam a sustentabilidade. Os dados demonstram que que as palavras derivadas do radical ?Ambient*? são as mais presentes nos PPCs analisados. Além disso, nota-se um aumento significativo na frequência do radical ?Sustent*? nos PPCs aprovados recentemente (2022). Contudo, vale ressaltar que mesmo existindo discussões sobre essas temáticas nos cursos, as disciplinas foram inseridas, em sua maioria, de maneira vertical, ou seja, realizou-se a adição de novas disciplinas específicas sobre o tema de maneira isolada, tratando apenas de assuntos básicos.
Código 4891
Evento COBENGE24
Área 07. Formação Pedagógica dos Professores
Subárea 07.1. Iniciativas inovadoras de formação
Autores Luis Mauricio Martins de Resende,Larissa Aparecida Wachholz
Palavras-chaves Meio ambiente, Desenvolvimento sustentável, Formação de engenheiros, Ensino superior
Arquivo 4891.pdf
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