ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APRENDIZAGEM PRÁTICA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMA DE AR COPRIMIDO POR SIMULAÇÃO EM BANCADA DIDÁTICA


Resumo
As bancadas didáticas são auxílio importante para melhores condições de formação profissional, pois viabilizam ao educando a experimentação prática, podendo realizar coleta e análise de dados, através de simulação de situações reais. O desenvolvimento de competências relativas a eficiência energética na graduação, além de demandada pelo MEC, se faz necessária para atender a uma demanda global, desde organizações privadas, governos, a organizações transnacionais. Entretanto, diferentemente de outras disciplinas das engenharias, o ensino de eficiência energética pode estar restrito a aulas expositivas, não propiciando experimentação ou imersão ao educando, portando-se assim como espectador. Este trabalho desenvolve um protótipo de bancada com um conjunto de equipamentos de manobra e medição de energia para que possa ser utilizado como recurso didático em aulas práticas sobre eficiência energética em compressores de ar, com acionamento liga-desliga e com variação de rotação através de acionamento por um inversor de frequência. Como resultados, verifica-se que o protótipo desenvolvido cria situações de diferentes consumos energéticos para diferentes perfis de uso e de operação do sistema, o que propiciou o desenvolvimento de diversas tarefas didáticas com coleta e análise dos dados operacionais pelo educando.
Código 4923
Evento COBENGE24
Área 07. Formação Pedagógica dos Professores
Subárea 07.4. Capacitação docente
Autores Pablo Rodrigues Muniz,Rafael Cabral Knaip Krause
Palavras-chaves bancada didática; compressor de ar; eficiência energética.
Arquivo 4923.pdf
Voltar