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ARTIGO

A importância das geociências para uma educação crítica no ensino básico e a contribuição das universidades públicas


Resumo
Este trabalho foi desenvolvido buscando contribuições das universidades públicas, fazendo uso das geociências, para confrontar as problemáticas do ensino e a fim de criar uma educação crítica pautada nos conhecimentos geocientíficos. Para sustentar a ideia, este estudo traz embasamento contido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em obras científicas e em alguns projetos de universidades públicas com este intuito. Foi estudado, em específico, o projeto de extensão desenvolvido na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade João Monlevade, cujo objetivo é a divulgação de informações e curiosidades mineralógica para alunos do ensino básico. Foi feito um aprofundamento do projeto através da coleta de dados em forma de questionários, para os discentes e docentes participantes. O projeto estudado se caracteriza como uma proposta que busca dar oportunidades de conhecimento à educação básica das escolas públicas da região. O presente trabalho confirma que o ensino das geociências, quando aplicado no ensino básico, gera interesse nos alunos pela busca do conhecimento científico em detrimento ao empirismo e negacionismo existentes atualmente, validando a eficácia do projeto estudado, com base nos dados coletados.
Código 4999
Evento COBENGE24
Área 09. Programas Especiais
Subárea 09.4. Monitorias
Autores Wagner Cavalare de Souza,Helbert Gabriel Silva Nunes,Coralie Heinis Dias,Sergio Luiz Gusmao Gimenes Romero,Italo Augusto Maximiano
Palavras-chaves Geociências. Educação crítica. Ensino Básico. UEMG.
Arquivo 4999.pdf
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