ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

Aplicando o Ensino Baseado em Projetos na Disciplina de Fundamentos de Engenharia: Estratégias e Impactos no Desenvolvimento de Competências


Resumo
Este artigo apresenta a implementação do Ensino Baseado em Projetos (PjBL) na disciplina de Fundamentos de Engenharia, focando na percepção e desenvolvimento de competências essenciais para futuros engenheiros. O estudo foi conduzido com 327 estudantes do 1º ano do curso de engenharia durante o ano de 2023, onde foram implementados quatro projetos práticos, para integrar conceitos teóricos com aplicações práticas e fomentar habilidades como trabalho em equipe, solução de problemas, comunicação e metodologia de projetos. A metodologia PjBL mostrou-se eficiente em aumentar o engajamento e interesse dos estudantes, melhorando sua compreensão dos conteúdos do 1º ano e desenvolvendo competências essenciais para a engenharia.
Código 5002
Evento COBENGE24
Área 07. Formação Pedagógica dos Professores
Subárea 07.3. Formação docente continuada
Autores Angelo Eduardo Battistini Marques,Keiti Pereira Vidal de Souza,Andressa Corrente Martins,Bruno Galelli Chieregatti,Anderson Harayashiki Moreira,Diego Hernandez Arjoni
Palavras-chaves Ensino Baseado em Projetos (PjBL), Fundamentos de Engenharia, Desenvolvimento de competências, Projetos práticos.
Arquivo 5002.pdf
Voltar