ABENGE >> ARTIGO

ARTIGO

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (ABPj) PARA DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EM ANÁLISE ESTRUTURAL NA ENGENHARIA CIVIL


Resumo
Métodos de ensino tradicionais frequentemente atribuem aos alunos o papel de meros receptores de informações, falhando em estabelecer uma conexão clara entre conceitos teóricos e sua aplicação prática. Isso pode levar à desmotivação dos estudantes e à falta de compreensão da relevância do conhecimento adquirido para o seu desenvolvimento profissional. Este artigo apresenta a implementação da metodologia ativa conhecida como Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL, do inglês Project-Based Learning) no curso de Teoria das Estruturas 2 do programa de Engenharia Civil do CTEC/UFAL, com foco na concepção de estruturas reais como o problema central. Através do ABPj, foram facilitadas discussões significativas entre professores, alunos e monitores, explorando o processo prático de construção de modelos estruturais teóricos a partir de estruturas reais. Essa abordagem proporcionou uma sólida ligação entre a teoria estudada em sala de aula e a prática da engenharia estrutural, promovendo uma compreensão mais profunda e maior motivação entre os alunos em relação ao curso.
Código 5024
Evento COBENGE24
Área 07. Formação Pedagógica dos Professores
Subárea 07.4. Capacitação docente
Autores Joao Carlos Cordeiro Barbirato,Wydem Lucas Elias dos Santos
Palavras-chaves Análise de Estruturas de Edifícios; Aprendizagem Baseada em Projetos; Processos de Ensino e Aprendizagem.
Arquivo 5024.pdf
Voltar