APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (ABPj) PARA DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EM ANÁLISE ESTRUTURAL NA ENGENHARIA CIVILResumo Métodos de ensino tradicionais frequentemente atribuem aos alunos o papel de meros receptores de informações, falhando em estabelecer uma conexão clara entre conceitos teóricos e sua aplicação prática. Isso pode levar à desmotivação dos estudantes e à falta de compreensão da relevância do conhecimento adquirido para o seu desenvolvimento profissional. Este artigo apresenta a implementação da metodologia ativa conhecida como Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL, do inglês Project-Based Learning) no curso de Teoria das Estruturas 2 do programa de Engenharia Civil do CTEC/UFAL, com foco na concepção de estruturas reais como o problema central. Através do ABPj, foram facilitadas discussões significativas entre professores, alunos e monitores, explorando o processo prático de construção de modelos estruturais teóricos a partir de estruturas reais. Essa abordagem proporcionou uma sólida ligação entre a teoria estudada em sala de aula e a prática da engenharia estrutural, promovendo uma compreensão mais profunda e maior motivação entre os alunos em relação ao curso. |
Código | 5024 |
Evento | COBENGE24 |
---|---|
Área | 07. Formação Pedagógica dos Professores |
Subárea | 07.4. Capacitação docente |
Autores | Joao Carlos Cordeiro Barbirato,Wydem Lucas Elias dos Santos |
Palavras-chaves | Análise de Estruturas de Edifícios; Aprendizagem Baseada em Projetos; Processos de Ensino e Aprendizagem. |
Arquivo | 5024.pdf |