A INCORPORAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS PILOTOSResumo As rápidas mudanças nas interações sociais e a facilidade de acesso à informação trazidas pelo avanço da tecnologia exigem que os docentes repensem e modifiquem a forma de ensino de modo a garantir sua qualidade. Metodologias ativas de ensino têm sido usadas para assegurar o desenvolvimento de competências essenciais aos profissionais, para que consigam lidar com os desafios e as demandas atuais do mercado de trabalho. Este trabalho apresenta o emprego de metodologias ativas baseadas em projetos com alunos da graduação de Engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais. São relatadas a implementação de uma planta piloto para a etapa de caustificação do Processo Kraft de papel e celulose, setor em crescente ascensão no Brasil, e o desenvolvimento do painel de controle para uso nesta planta piloto. As atividades foram essenciais para a formação profissional das pessoas envolvidas ao garantir o aprimoramento de habilidades e competências esperadas de profissionais da engenharia segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, como por exemplo a capacidade de trabalho em equipe. Os discentes foram capazes de aplicar o conhecimento técnico em situações reais, em um ambiente de colaboração interdisciplinar e multidisciplinar que fomenta a resolução de problemas complexos da engenharia de forma inovadora, com um viés holístico e humanista que considera também aspectos sociais e de sustentabilidade. Também demonstraram maior motivação e, além disso, vivenciaram a conexão da indústria com o meio acadêmico, essencial para demonstrar a aplicabilidade das técnicas aprendidas ao longo dos cursos |
Código | 5048 |
Evento | COBENGE24 |
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Área | 07. Formação Pedagógica dos Professores |
Subárea | 07.4. Capacitação docente |
Autores | Marcelo Cardoso,Idalmo Montenegro de Oliveira,Laura Luisa Coelho Castro,Jessika Kelly de Oliveira Nunes,CARLA CRISTINA ARAUJO PARREIRA,Hugo Cesar Coelho Michel,Victor Lucio Amaral Nunes |
Palavras-chaves | Planta piloto; Painel de controle; Ensino; Engenharia; Metodologia ativa; PjBL |
Arquivo | 5048.pdf |