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ARTIGO

A INCORPORAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS PILOTOS


Resumo
As rápidas mudanças nas interações sociais e a facilidade de acesso à informação trazidas pelo avanço da tecnologia exigem que os docentes repensem e modifiquem a forma de ensino de modo a garantir sua qualidade. Metodologias ativas de ensino têm sido usadas para assegurar o desenvolvimento de competências essenciais aos profissionais, para que consigam lidar com os desafios e as demandas atuais do mercado de trabalho. Este trabalho apresenta o emprego de metodologias ativas baseadas em projetos com alunos da graduação de Engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais. São relatadas a implementação de uma planta piloto para a etapa de caustificação do Processo Kraft de papel e celulose, setor em crescente ascensão no Brasil, e o desenvolvimento do painel de controle para uso nesta planta piloto. As atividades foram essenciais para a formação profissional das pessoas envolvidas ao garantir o aprimoramento de habilidades e competências esperadas de profissionais da engenharia segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, como por exemplo a capacidade de trabalho em equipe. Os discentes foram capazes de aplicar o conhecimento técnico em situações reais, em um ambiente de colaboração interdisciplinar e multidisciplinar que fomenta a resolução de problemas complexos da engenharia de forma inovadora, com um viés holístico e humanista que considera também aspectos sociais e de sustentabilidade. Também demonstraram maior motivação e, além disso, vivenciaram a conexão da indústria com o meio acadêmico, essencial para demonstrar a aplicabilidade das técnicas aprendidas ao longo dos cursos
Código 5048
Evento COBENGE24
Área 07. Formação Pedagógica dos Professores
Subárea 07.4. Capacitação docente
Autores Marcelo Cardoso,Idalmo Montenegro de Oliveira,Laura Luisa Coelho Castro,Jessika Kelly de Oliveira Nunes,CARLA CRISTINA ARAUJO PARREIRA,Hugo Cesar Coelho Michel,Victor Lucio Amaral Nunes
Palavras-chaves Planta piloto; Painel de controle; Ensino; Engenharia; Metodologia ativa; PjBL
Arquivo 5048.pdf
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