A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR ACERCA DA MULTIVARIAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A ENGENHARIAResumo Nossas experiências na utilização de problemas contextualizados no ensino e na aprendizagem da Matemática para ingressantes na Engenharia, têm evidenciado que as principais dificuldades por eles enfrentadas estão relacionadas a identificar, em uma relação funcional entre grandezas, quais são as variáveis, quais são as constantes e que, na maioria das vezes, esta identificação depende do que se tem por objetivo estudar. Investigando sobre o pensamento variacional, nos deparamos com as ideias de multivariação independente, dependente e agrupada e com a noção de raciocínio multivariacional. Conjecturamos, então, que é possível que algumas das dificuldades manifestadas por nossos estudantes ao trabalharem com a Matemática a partir situações contextualizadas na Engenharia, podem ser decorrentes de suas poucas familiaridades com fenômenos nos quais a percepção da multivariação, em seus diferentes tipos, é um elemento central. Neste artigo, apresentamos reflexões teóricas e exemplificações a respeito deste tópico, das ações mentais necessárias para compreendê-lo e como o professor pode explorá-lo no estudo de função na Matemática. |
Código | 5089 |
Evento | COBENGE24 |
---|---|
Área | 07. Formação Pedagógica dos Professores |
Subárea | 07.4. Capacitação docente |
Autores | Eloiza Gomes,Gabriel Loureiro de Lima,Barbara Lutaif Bianchini,Juliana Martins Philot |
Palavras-chaves | matemática, função, multivariação, contextualização. |
Arquivo | 5089.pdf |